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10 exercícios mentais para um dia com mais qualidade de vida

Pequenas ações como estas, podem mudar a forma de ver e viver a vida. Coloque a qualidade de vida na lista de prioridades e comece amanhã mesmo estes exercícios. Você não vai se arrepender.

A rotina desenfreada tem deixado os brasileiros e pessoas de todo o mundo de cabelo em pé. 24 horas parece não ser o suficiente para cumprir as metas do trabalho, focar nos estudos, cuidar da casa, dos filhos e de si mesmo. Com isso, as tarefas vão se acumulando ao longo da semana e o sentimento de impotência e o estresse aparecem. Não é à toa que o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo, perdendo apenas para o Japão de acordo com a pesquisa do International Stress Management Association (Isma).
Nessas horas, é preciso respirar fundo e relaxar, para manter a saúde e a qualidade de vida. Parece difícil em meio a tantos compromissos e deveres, mas não é impossível. Com apenas 10 exercícios mentais, você pode garantir mais qualidade de vida para seus dias, principalmente naqueles em que tudo parece dar errado.

 

1. Pensamento positivo

O primeiro hábito que deve ser adotado é o do pensamento positivo. Afinal, o pensamento é energia e atua constantemente em nossas vidas. Pessoas que alimentam o pensamento positivo sentem-se melhor consigo e com os outros, e ainda, estimulam a força de criação e obtém mais sucesso nas tarefas mais difíceis do dia a dia. Lembre-se: pensar é o mesmo que pedir!

 

2. Meditação

A meditação é uma das melhoras formas de relaxar. Além disso, diversos estudos científicos mostram que meditar é benéfico para a mente e para o corpo. Três minutos já são o suficiente para melhor a qualidade de vida e a saúde.

 

3. Leitura

Ler é fundamental. Além do desenvolvimento pessoal, ler melhora a desenvoltura, o conhecimento e ameniza as situações estressantes, pois mantém a mente focada nas novas informações adquiridas.

 

4. Atividades físicas

Praticar atividades físicas regularmente libera substâncias como a endorfina, serotonina e dopamina, isso melhora a concentração, memória e raciocínio. Apesar de ser uma atividade corporal, os exercícios físicos também podem ser considerados mentais, pois os benefícios refletem de maneira significativa na mente do praticante. Sem falar que previne o surgimento de doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol e outras.

 

5. Foco

Com tantos deveres e obrigações, a mente fica sobrecarregada, e assimilar as tarefas fáceis fica cada vez mais difícil. Por isso, foque em apenas uma atividade por vez, assim seu cérebro vai trabalhar melhor e atingir resultados inesperados.

 

6. Desligue-se do mundo virtual

Por questões de trabalho e estudo, muitas pessoas passam mais tempo no celular, computador e notebook do que interagindo com o ambiental real. O mundo virtual é importantíssimo, mas desligue-se dele por pelo menos uma hora por dia. O contato com as pessoas próximas vai te surpreender.

 

7. Jogos

Jogos como quebra-cabeças, dominó, palavras cruzadas e xadrez contribuem com a melhora da memória fotográfica, raciocínio, sensatez e paciência. Simples jogos podem mudar a maneira como você vê a vida e as situações corriqueiras.

 

8. Seja tolerante

A tolerância é um excelente exercício mental. Seja tolerante consigo mesmo e principalmente com as pessoas a sua volta. Ser tolerante é sair da zona de conforto e colocar a cabeça para funcionar. Tolerar alguns desconfortos é sinônimo de vitória.

 

9. Converse mais

Se você é tímido(a), deixe isso de lado e converse mais. Ao conversar, fazemos novas amizades, conhecemos novas culturas, formas de pensar diferente e derrubamos barreiras. Conversar pode se torna um dos exercícios mentais mais prazerosos. Não custa nada tentar!

 

10. Reflita

Após um dia exaustivo, reflita sobre as atitudes tomadas, sobre tudo o que foi feito e veja seu próprio progresso. Perguntei para si mesmo o que foi aprendido sobre seus pensamentos, emoções e comportamento. Se algo faltou, o faça no dia seguinte.
Pequenas ações como estas, podem mudar a forma de ver e viver a vida. Coloque a qualidade de vida na lista de prioridades e comece amanhã mesmo estes exercícios. Você não vai se arrepender.